Luminosos backlight e frontlight

O luminoso é um elemento de comunicação visual muito atual, utilizado em shoppings, cinemas, fachadas de comércios e empresas, pontos de ônibus ou praças públicas. Ele é composto por uma estrutura metálica preparada para receber um material translucido, acrílico ou lona, com a propaganda impressa. A iluminação fica embutida dentro da caixa.

Uma das principais vantagens do luminoso é que normalmente ele tem peso leve e pode ser facilmente movimentado.

Com a luz interna ou externa, as informações apresentadas no painel continuam tendo fácil legibilidade, mesmo à noite, ou em ambientes com baixa iluminação.

Exposto ao ar livre, o luminoso pode ser instalado nas fachadas de empresas e comércios, funcionando como atrativo visual e elemento de decoração. Também é comum encontrar esse produto em pontos de ônibus ou praças públicas, divulgando ações de marketing de empresas ou da administração pública.

Já no interior de algum ambiente pode ter diferentes funções, conforme a necessidade, podendo seguir a linha da propaganda, ao apresentar produtos ou serviços que chamem a atenção do consumidor.

Além disso, o luminoso pode ter um caráter informativo, ele pode cumprir a função de sinalização de grandes espaços, de forma moderna e arrojada. Nele, também podem ser colocados dados importantes de eventos, como cartazes de filmes, shows e peças teatrais.

Toda placa, painel, letra, letreiro que utiliza energia para a propagação de iluminação pode ser chamado de luminoso.

Existem dois tipos de luminosos: 

Backlight: São caixa de luz com iluminação interna, geralmente confeccionadas em estrutura de tubos metálicos,

recebem em seu interior lâmpadas tubulares de led ou mesmo módulos de led. A intenção deste painel é proporcionar a leitura da comunicação a noite. Essa comunicação deve ser feita utilizando materiais translúcidos, ou seja, materiais que permitem a passagem de luz, exemplos: lonas especiais para backlight, acrílicos, policarbonatos, papeis, vidro, tecido, dentre outros.  

Frontlight: São painéis normalmente confeccionados em estrutura de tubos metálicos que podem ser revestidos de diversos materiais de preferência opacos como: lonas especiais para frontlight, ACM, aço galvanizado, dentre outros. Estes painéis recebem por sua vez hastes tipo suporte com refletores, onde a iluminação é direcionada para a mídia que deseja-se divulgar. A grande vantagem de se optar por frontlight é a manutenção que pode ser executada por qualquer profissional de elétrica.

Para luminosos acima de 8 metros quadrados o indicado é optar por iluminação frontlight pela maior facilidade e simplicidade das ligações elétricas deste produto.

Além dessas descrições acima, também podemos chamar de luminosos os Letreiros de Neon, as letras caixas de acrílico com iluminação led, letras de aço galvanizado com frente em acrílico e iluminação led, pois de acordo de acordo com a definição, se emitem iluminação podem ser classificadas como luminosos.